top of page
  • Foto do escritorLuiza Amaral Trindade

Ciência Cidadã: um ideia que veio para revolucionar a relação entre ciência e sociedade

Atualizado: 12 de abr. de 2022


Muitas mãos em riste segurando lupas


Quando pensamos em ciência, a primeira imagem que vem a cabeça é de um homem descabelado e solitário realizando experimento em um laboratório. Entretanto, ciência é muito mais do que isso. Existem muitas maneiras de se fazer ciênia e uma delas é a ciência cidadã. Neste artigo vamos apresentar perguntas e respostas sobre o que é a ciência cidadã e mostrar um pouco de como essa modalidade de fazer científico ocorre no Brasil e no mundo.



O que é ?


Ciência Cidadã é uma forma de fazer ciência na qual cientistas e indivíduos que não são pesquisadores profissionais contribuem de diversas maneiras com o processo científico. Os cidadãos cientistas participam realizando atividades como formular perguntas, coletar dados (por exemplo: tirar fotografias de construções, relatar observações de animais, realizar medições do volume de chuvas, etc.) e analisar dados coletados. A ciência cidadã possibilita que um grande número de pessoas contribua com uma pesquisa, produzindo grandes volumes de dados. Além disso, permite que cidadãos passem a atuar como pesquisadores não profissionais e adquiram conhecimento sobre um assunto de interesse, se familiarizem com práticas científicas e passem a ser parte de uma comunidade. A ciência cidadã também pode tornar a ciência mais democrática, uma vez que uma das propostas dessa forma de produzir conhecimento é escutar as pessoas, suas questões e demandas, e construir pesquisas coletivas para problemas de interesse dos cidadãos.


Quem pode participar?


Há colaboradores de projetos de ciência cidadã de todas as idades, com as mais diferentes formações, em todos os continentes. Há projetos realizados com crianças, os quais em geral possuem um caráter pedagógico, projetos direcionados para adolescentes e adultos, projetos que são voltados para moradores de uma região ou cidade e projetos globais nos quais qualquer um, de qualquer lugar do mundo, que tenha interesse pode participar.


Por que participar de um projeto de ciência cidadã?


Participar de um projeto de ciência cidadã pode ser bastante enriquecedor, divertido e, enquanto colaboradores de projetos de ciência cidadã, você estará produzindo conhecimento valioso, que pode auxiliar no combate a doenças, na preservação de espécies em extinção ou no enfrentamento das mudanças climáticas. Os projetos de ciência cidadã frequentemente possuem um compromisso com o aprendizado daqueles que contribuem com a produção de ciência, assim como com a difusão dos conhecimentos produzidos. Você poderá aprender mais sobre seus assuntos favoritos ou explorar novas áreas do conhecimento!

Além disso, muitos participantes de projetos criam comunidades de pessoas interessadas em temas como borboletas, fósseis, clima, qualidade de água e saúde mental. Assim, participar de um projeto pode ser uma ótima oportunidade para conhecer pessoas que gostam das mesmas coisas que você!



Como são os projetos de ciência cidadã no Brasil e no Mundo?


Existem milhares de projetos de ciência cidadã no mundo. Aqui traremos alguns exemplos e os resultados que eles obtiveram até então.



Covid-19 citizen science - Um projeto de ciência cidadã para o combate da pandemia de Covid-19

O Covid-19 citizen science foi um estudo iniciado em março de 2020 no qual foi criado um questionário online para ser respondido por pessoas de todo o mundo que tiveram a covid-19. Entre março de 2020 e novembro de 2021, mais de 83 mil pessoas responderam ao questionário. Os estudos realizados a partir desses dados permitiram identificar mais claramente os sintomas da covid-19, identificar comportamentos e grupos de risco e, atualmente, os dados continuam sendo coletados e analisados com o objetivo de produzir conhecimento sobre as novas variantes.




A água desse rio é boa? Quem vive nele conta! - Um projeto de monitoramento da qualidade dos rios urbanos


Crianças observam artrópodes em tubos de ensaio.
Alunos da rede municipal de ensino de Ouro Branco analisam seres vivos encontrados no córrego Povoado Castiliano


Este projeto realizado na região serrana do Espírito Santo tem como objetivo o Monitoramento Ambiental Participativo de bacias hidrográficas urbanas com base na proposta de ciência cidadã, incluindo professores e estudantes de escolas do ensino básico.

Através de uma parceria com escolar e educadores, os alunos aplicam um protocolo que avalia bioindicadores da água, verificando assim a qualidade da água do rio enquanto aprendem sobre ciência e biodiversidade. Já participaram do "A água desse rio é boa?" mais de 150 professores de 51 escolas que tem a oportunidade de realizar projetos interdisciplinares enquanto auxiliam os alunos a coletarem analisarem e divulgares os dados para a comunidade.




Caça Asteroides MCTI - Parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia com International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA) promove novas descobertas astronômicas

Cartaz com um asteroide e um pequeno astronauta. Diz "inscrições abertas 27/04 a 03/05" de 2021. Treinamentos online. Escolas e Instituições de Astrônomos amadores. Clube e Ciências, venham todos. Participe!
Cartaz de divulgação do Caça Asteroides MCTI/2021

Neste projeto, os voluntário forma equipes de 5 pessoas sendo 1 delas um líder (professor ou astrônomo) e as demais alunos/aprendizes e recebem instrução e treinamentos online. Os objetivos do projeto são difundir a ciência e identificar asteroides e outros objetos próximos à terra. Os colaboradores de projetos de ciência cidadã analisam imagens de satélites e enviam relatórios.

Uma participação de destaque nesse projeto foi Nicole Oliveira, alagoana de apenas 8 anos de idade, que pode se tornar a astrônoma mais jovem a identificar um asteroide.



Global Community Monitor - Projeto de monitoramento da qualidade do ar

Mão mostra um aparelho com botões e medidores que é utilizado para mensurar a qualidade do ar
Aparelho utilizado por colaboradores de projetos de ciência cidadã para medir a qualidade do ar.

Este projeto treina e dá suporte a comunidades de vários países que sofrem com graves problemas causados pela intensa poluição do ar em áreas industriais. Trata-se de um projeto co-criado , o que significa que toda a construção e execução das pesquisas é feita conjuntamente com cientistas profissionais e comunidades afetadas.
Atráves desse projeto os cidadãos de diversas cidades foram capazes de entender o impacto local da poluição das indústrias de combustíveis fósseis na saúde, na água, na vegetação e no ambiente. Através desse projeto foi possível realizar ações legais para proteger as comunidades dos impactos demonstrados nas pesquisas.




Insetos, cidade e saúde : ciência cidadã e o Projeto Equidades Urbanas


Neste ano de 2022 nós do Projeto Equidades Urbanas estaremos dando início a um projeto piloto de ciência cidadã na Comunidade de Paraisópolis (SP) denominado “Participando da Ciência: insetos, cidade e saúde”.


Nossos objetivos são promover a integração e a interação entre pesquisadores, estudantes e comunidade de Paraisópolis, objetivando a construção de um ambiente de aprendizado recíproco e o desenvolvimento de propostas. De forma colaborativa, esperamos desenvolver as diferentes etapas do projeto, começando pela formulação conjunta de uma pergunta de pesquisa de interesse para a comunidade, e passando pela definição e refinamento de métodos de coleta de dados que permitirão responder essa pergunta.

Visamos promover ciência, co-construir conhecimento, estabelecer trocas e laços com a comunidade, coletar dados sobre mosquitos e acúmulo de lixo e comunidade e promover transformação social em ambiental na região. Vale ressaltar que o projeto piloto de ciência cidadã está integrado com as demais ações do projeto Equidades Urbanas que se caracteriza por seu olhar voltado às formas de ocupação do território, sempre observando aspectos sócio espaciais e relacionais e interrogando a cidade em que vivemos e a sociedade da qual fazemos parte, buscando melhor compreender conflitos, agentes e narrativas.


Para mais informações sobre esse o projeto piloto de ciência cidadã aguarde os próximos posts.




Saiba mais


Artigos

HENDI, E. H. . Real Science in the Palm of Your Hand: A frame work for designing and facilitating citizen science in the classroom. Science and Children. UC Davis School of Education. 2018.



TORRES, D. et al. Cientópolis: motorizando la ciencia ciudadana. In: IV Congreso Internacional Científico y Tecnológico-CONCYT 2017. 2017.



Sites

Zooniverse - plataforma de projetos de ciência cidadã: <https://www.zooniverse.org/>



Rede Brasileira de Ciência Cidadã: <https://sites.usp.br/rbcienciacidada/>


Vídeos

Palestra - Ciência cidadã: indo além da coleta de dados


Vamos conversar?


Gostou do tema? Já participou de algum projeto de ciência cidadã? Tem alguma ideia que gostaria de compartilhar? Então contribua com nosso mural!








54 visualizações0 comentário
bottom of page